28 de set de 2010

EVOLUA com MAIS Atividade Física!

       Se até hoje você acredita que somos muito diferentes dos nossos ancestrais da idade da pedra esta equivocado. Pelo menos no que diz respeito ao metabolismo, nos últimos 50.000 anos, praticamente nada se modificou. Em nosso processo evolutivo ocorreu um aumento gradativo da atividade física, já que  por um longo período da história, a busca por alimento foi uma tarefa que exigiu grandes gastos calóricos. Neste período nossos ancestrais passavam grandes intervalos sem alimento, o que nos tornou eficientes poupadores de energia. Este fato foi essencial para sobrevivência da espécie, pois poupar energia possibilitava usá-la na atividade física (caçar, nadar, pescar, fugir), além de nos manter vivo pelo maior tempo possível, em períodos de escassez.
      O último século aumentou a demanda de alimento para níveis nunca imagináveis (inclua ai os fast-food), enquanto diminuiu drasticamente o nosso nível de atividade física. Tudo mudou, e mudou muito rapidamente! Resultado: fez desandar a programação estabelecida por nossa natureza! Podemos dizer que a nossa evolução como sociedade causou uma "involução". Se antes ser ativo era essencial para nossa sobrevivência, agora - teoricamente - não faria diferença levar uma vida sedentária, com muito mais conforto e mordomias, correto? O problema é que a resposta é NÃO. Acredite! Você nasceu para realizar esforços físicos. Isso é um fato comprovado pela ciência e até que provem o contrário, não podemos fugir dele.
      Em algum momento de nossa história recente algo se perdeu, os conceitos se misturaram e uma parte da sociedade ( principalmente a mais rica) passou a enxergar a atividade física com uma relativa aversão, provavelmente, por exercícios físicos remeterem a imagem de esforços manuais executados por escravos e populações menos favorecidas. Alguns estudiosos atribuem a esse fato ao preconceito presente até hoje que tenta separar pessoas "inteligentes" das que praticam alguma atividade física, como se esse fosse um determinante para tal classificação.
     Se você já foi chamado de chato porque escolheu adotar um estilo de vida ativo e mais saudável, entenderá bem do que estamos falando. Na verdade, ao fazer esta escolha VOCÊ deveria receber PARABÉNS, pois todos tem empecilhos que tentam nos afastar desta meta. Devemos encarar a atividade física como algo que deve fazer parte do nosso dia-a-dia e não como algo "extraordinário", como muitos costumam rotular. Se você ainda vive no sedentarismo, sempre há tempo, mexa-se e NÃO espere que a SUA programação genética venha lhe cobrar pelos anos de INATIVIDADE. EVOLUA, pratique MAIS Atividade Física.


Assista o vídeo abaixo e seja o próximo a se libertar!




Por Anderson Santos, personal da MAIS Atividade Física. 

3 comentários:

  1. Aew negão, parabéns pela iniciativa, espero que muitos alunos venham ler e refletir um pouco sobre os temas que vc vai abordar!!!!

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Êêê negão blogueiro.. Haha, parabéns! Que teu blog faça muito, mas muiiiito sucesso! Vou ficar ligada aqui sempre! Beijo ;)

    ResponderExcluir
  3. Galera ai de cima. Obrigado pela força. Sugestões são bem vindas! Abraços

    ResponderExcluir