7 de abr de 2011

Dia mundial da SAÚDE e VOCÊ.

  Alguma vez você já se perguntou o que é saúde; ou será que a saúde se resume apenas à ausência de doenças? Na verdade, entende-se que não é só isto, pois segundo a Organização mundial de saúde (OMS), ter saúde é possuir uma condição de bem estar, mantendo os aspectos físicos, mentais e sociais em harmonia. Hoje (07/04) comemoramos o dia mundial da saúde; data criada para alertar a população sobre os cuidados e os perigos que a cercam. O objetivo desta campanha é claro: conscientizar as pessoas sobre hábitos que melhoram a saúde e a qualidade de vida.
Como a idéia é alertar e conscientizar, é importante atentar para o nosso comportamento; portanto, responda as seguintes perguntas: você tem cuidado da sua saúde? Tem visitado regularmente seu médico? Tem praticado atividade física? Se sua resposta é sim, parabéns, mas infelizmente saiba que você faz parte da minoria. Ratificando esta informação o instituto ibope publicou no mês de março, do corrente ano, uma pesquisa referente aos hábitos dos brasileiros, constatando que 53% da população alega não se cuidar como deveria por conta da agitação do cotidiano, mas em contrapartida, 78% pagaria qualquer preço por sua saúde, revelando uma verdadeira contradição entre atos e desejos.
Já com relação à atividade física, 79% da população acredita ser importante realizar exercícios físicos, mas apenas 38% pratica alguma atividade pelo menos uma vez na semana. Portando, concluímos que os números demonstram que a população tem acesso à informação e reconhece a importância da atividade física, mas a falta de atitude e priorização ainda é a maior barreira a ser superada.
 Os profissionais da MAIS Atividade Física, nesta data simbólica, lhe convidam a voltar às atenções a você, levando-o a refletir se existe um cuidado com o seu bem maior, a sua saúde. Caso negativo, inicie para “ontem” as dicas abaixo e mude para melhor.
 1.    Mude sua dieta, experimente se alimentar a cada 3 horas (inserindo lanches entre as refeições principais), além disso, diminua a quantidade das porções. Isto, já é um ótimo começo para quem deseja diminuir a gordura corporal;
2.    Movimente-se; é importante andar mais, levar o cachorro para passear, realizar atividades domésticas, evitar o uso de automóveis entre pequenos trajetos, testar as diferentes atividades/esportes até encontrar uma que lhe proporcione prazer;
3.    Diminuir o estresse do trabalho, namorar mais, dar mais atenção à família, evitar o álcool e o fumo e beber mais água, são algumas atitudes que trarão mais qualidade ao seu dia. 
Note que tudo isso é possível e está ao seu alcance. Desde logo, desejamos parabéns por inserir mais anos, com qualidade e independência, a sua vida.




2 comentários: