Com a modernidade o homem passou a ter um estilo de vida inadequado que influencia diretamente sua saúde física e psicológica. Uma das piores consequências desse novo estilo de vida, aliado a má alimentação levam inúmeras pessoas a obesidade. De acordo com o IBGE (2009), metade dos adultos brasileiros apresenta excesso de peso, sendo 12,4% dos homens e 16,9% das mulheres obesos. Entre as crianças, um terço está com excesso de peso, e entre os jovens de 10 a 19 anos este número chega a 21,7%. Tal quadro nos leva a se perguntar : Será que o futuro da humanidade é a obesidade?
A obesidade é definida como uma doença caracterizada pelo acúmulo anormal de gordura sob a forma de tecido adiposo, quando comparado a valores previstos para dada estatura, gênero e idade (WHO, 1998; MARTI et al, 2001). É considerada como um problema de saúde que não escolhe classes sociais, pois se faz presente entre pobres e ricos. Sua origem possui componentes herdados dos pais, mas geralmente é induzida, entre outros fatores, pelo excesso alimentar (CONWAY & RENÉ, 2004).

Vários estudos demonstraram que sofremos uma tremenda influência do meio que estamos inseridos, assim, fazer parte de um ambiente saudável como academias, clubes, grupos de exercícios, no qual você é estimulado há hábitos saudáveis, é essencial para não cair na tentação de ingerir alimentos pouco nutritivos ou gordurosos.

Sabemos que não é fácil mudar, mas tomar a decisão inicial é o primeiro passo para obtenção do sucesso. Não se entregue a um estilo de vida inadequado e inicie o processo de mudança o quanto antes. Insira mais movimento ao seu dia a dia e procure praticar exercícios de maneira regular. Contactar um profissional de nutrição também deve fazer parte das primeiras atitudes a serem tomadas. Logo, você irá sentir os benefícios físicos e psicológicos relacionados a um estilo de vida mais saudável e certamente estará se prevenindo de um dos maiores vilões do futuro: a obesidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário