9 de mar de 2013

Leitura durante exercício, PODE?

É comum ver pessoas se exercitando e lendo os sucessos do momento, aproveitando aquele tempinho da atividade para colocar os estudos em dia, assistindo filmes ou navegando na internet com seus tablets e smartphones, na maioria das vezes, com uma postura esparramada em cima do equipamento. Podemos pensar que não há nada de mau nisso, pois quem lê ou assiste a um filme viaja! O problema é que essa viagem pode ser longa demais e a adoção de determinadas posturas e o foco, que deveria ser o exercício, é comprometido juntamente com os resultados.
Talvez você já tenha ouvido que não é legal ler enquanto caminha, pois isso pode lhe causar deslocamento da retina. Esse é um comentário corriqueiro entre professores e alguns alunos, mas não é um consenso médico, é mais provável sentir tontura, enjoo, náusea ou algo desta natureza. Na verdade pontos negativos de ler na esteira é inclinar-se demasiadamente a frente, o que resulta em ombros elevados e o abdômen relaxado e segurando nas barras laterais da máquina, para tentar acompanhar a velocidade e a leitura, simultaneamente. Na bicicleta, sua coluna tenderá a parecer uma “vara de pescar”, já que a tendência é aproximar e fixar sua cabeça no livro ou na revista. Neste caso o perigo é acordar com dor lombar e colocar a culpa no equipamento ou exercício.
Quando for realizar uma atividade, qualquer que seja, realize com foco. Se for jantar, concentre-se nos alimentos e na forma como vai mastigar. Se for ler, procure um ambiente calmo que lhe proporcione uma leitura agradável e possibilite um bom entendimento do texto. No momento que calçar seu tênis e começar sua atividade física procure manter o foco! Lembre-se: você esta ali para perder peso ou para melhorar seu condicionamento então, quando você põe um livro no meio da jogada seu rendimento poderá cair drasticamente. 
Ao invés de caminhar uma hora à 4.5 km/h lendo um livro, caminhe 40 minutos com dois graus de inclinação à 6.0 km/h, por exemplo.
"Peça orientação ao seu professor ou personal e converse sobre como aumentar a intensidade do seu treino. O tempo de sua sessão diminuirá, ela será mais efetiva e sobrará mais tempo para suas outras atividades".
Portanto, organize seus horários e procure realizar suas atividades da melhor forma possível. Só assim você ficará bem nutrido, mais culto, renderá muito mais no seu trabalho, no seu relacionamento, o gasto calórico do seu treino será bem mais elevado e seus resultados serão bem mais expressivos. Se você é daqueles que acham o exercício aeróbio muito monótono, troque a leitura por música! Um som mais acelerado vai embalar seu treino e, como apontam alguns estudos, podem até melhorar seu rendimento. 










3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. discordo... faço aerobio em jejum todo dia no transport lendo. desde que vc tenha consciência corporal e mantenha a postura adequada, não vejo problema... vale lembrar que nem todo aerobio é de alta intensidade, o em jejum por exemplo é de baixa/média... eu, ao contrário, consigo fazer mt mais tempo e com mais carga lendo, do que entediado olhando pro nada!

    ResponderExcluir